Design de Produto e Criatividade
29 jun 2017

Design de Produto e Criatividade

O processo projetual em design de produto

29 jun 2017

O processo projetual em design de produto está diretamente relacionado a resolução de problemas.
Quanto difícil é permitir a criatividade fluir quando nossa mente está focada em algo muito específico?
Sabemos que tudo pode ser melhorado pelo aprendizado e com o uso de técnicas que aprimorem nossas habilidades cognitivas e intelectuais. Neste sentido, existem diversas técnicas para desenvolvimento do pensamento criativo. Métodos como brainstorming, mapas mentais, associação de ideias, entre outros, são de grande interesse para desinibir a criatividade e remover o bloqueio mental.
Tem nossa simpatia, em especial, uma técnica combinatória que nos apresenta uma forma ordenada de visualização: a matriz morfológica.
A matriz morfológica visa estudar sistematicamente um grande número de combinações possíveis entre os elementos ou componentes de um produto e tem por objetivo identificar, indexar, contar e parametrizar o conjunto de todas as possíveis alternativas para se alcançar o objetivo determinado. Ela sistematiza diferentes combinações de elementos ou parâmetros para encontrar novas soluções para o problema.
A técnica matriz morfológica possibilita gerar inúmeras possibilidades. Quando associada a outras técnicas de caráter exploratório, cria-se a oportunidade de inserir novos elementos para gerar as combinações na matriz. Com isso, as possibilidades são ampliadas e a exploração conduz ao desenvolvimento de produtos inovadores, que expressam por sí só o detalhamento e o empenho dedicado ao desenvolvimento de um insight.

Deixe um comentário
Mais posts
Comentários