Design de Marca e Identidade Visual
Projeto

Design de Marca e Identidade Visual

Irmãs Salvatorianas – Província Santa Catarina

Descrição




O processo de unificação e a construção de uma única marca para a Província das Irmãs Salvatorianas – Santa Catarina, para o Instituto de Ensino e Assistência Social – IEAS e suas Unidades Operativas e para a Associação das Irmãs do Divino Salvador – ASIDS teve como objetivo principal a divulgação de uma Identidade Visual comum, fortalecendo a idéia de rede.

Tendo em vista que cada Unidade tinha uma marca independente, foi necessário um grande processo de pesquisa, envolvendo a equipe de coordenação e administração provincial, as equipes diretivas, funcionários, clientes e pessoas com participação na história das Unidades Operativas.

Através de reuniões, entrevistas e questionários, afirmou-se a necessidade de reposicionamento e unificação das marcas e atingiu-se o objetivo maior: integrar e contar com a participação de todos no processo, para que o resultado final pudesse ser aprovado e aceito por todos.

Estudos, análises e discussões foram estabelecidas na Sede Provincial e em todas as Mantidas, para que pudéssemos concluir este trabalho, que norteia a aplicação da marca de forma consistente e padronizada.
_____________________

O Suporte constitui o alicerce da simbologia e traduz a forma sólida e perseverante com que dois apóstolos do Salvador do Mundo – Pe. Francisco Maria da Cruz Jordan e Me. Maria dos Apóstolos – constituiram o início da Congregação Salvatoriana, com fundamentos que constituem hoje o alicerce de todas as Instituições Salvatorianas representadas por esta marca.
O suporte, derivado de dois círculos, foi finalizado visando expressar linhas crescentes, transmitindo a idéia de ascensão, projeção e positividade.

O Globo estilizado representa a universalidade da missão, que marca todos os membros da Família Salvatoriana.
No âmbito Institucional, o globo representa também o universo de cada Unidade Salvatoriana da Província de Santa Catarina.
A segunda interpretação para os traços do Globo são de arcos, simbolizando acolhimento, segurança, proteção e amparo.
Constituído apenas com traços em seu contorno, o Globo tem o centro iluminado e as aberturas indicam a propagação da luz além da esfera: a luz do Salvador que precisa ser conhecida por todos.

A Figura Humana estilizada remete ao Divino, revelando o carisma Salvatoriano: “Proclamar o Salvador, com todos os meios e modos que a caridade do Cristo inspira”.
O mesmo elemento representa ainda o conceito de próprio ser humano e a vida: o princípio e o fim de todas as ações Salvatorianas.
A forma estilizada relembra a letra S, fortalecendo a representação Salvatoriana na marca.